22 atitudes coerentes para livrar-se da GULA
Existem pessoas que têm problemas de saúde incuráveis e precisam viver com eles. Você, só com sobrepeso ou obesidade, pode curar-se! Vai abrir mão desse poder? Se prefere comer um doce a dar um beijo na boca, se prefere um pastel a qualquer outro prazer... é hora de encarar de frente sua Síndrome da Gula Crônica... Caso sinta necessidade, vá buscar auxílio de nutricionistas, psicólogos, ou endocrinologistas
Por: Lais de Castro
1 Comportamentos "oito ou oitenta" não são legais em nenhuma ocasiãoParecem atitudes de "amor e ódio". Não valem a pena, nunca. Na dieta, muito menos: não comer nada num dia e se empanturrar no outro é um erro terrível e temível. Como na vida, o equilíbrio é o gesto ambicionado. Como na vida, a harmonia no comer é a sabedoria que buscamos.
Por: Lais de Castro
1 Comportamentos "oito ou oitenta" não são legais em nenhuma ocasiãoParecem atitudes de "amor e ódio". Não valem a pena, nunca. Na dieta, muito menos: não comer nada num dia e se empanturrar no outro é um erro terrível e temível. Como na vida, o equilíbrio é o gesto ambicionado. Como na vida, a harmonia no comer é a sabedoria que buscamos.
2 Esta atitude tem tudo a ver com a anteriorAlimentar-se de três em três horas, pouco e corretamente é a dica que deve ser registrada. Apenas durante o sono é que ela deve ficar mais espaçada. Essa regra não deve ser mudada jamais. Nem pulando um lanche (ou seja, comendo menos) e nem inserindo uma guloseima extra no seu cardápio (comendo mais). As duas opções estão erradas.
3 Ler uma revista ou um livro é sempre uma distração para esquecer da boca Claro que nunca será um livro de receitas. Todo mundo sabe que, em spas, as pessoas ficam conversando sobre comida a maioria do tempo... Escape dessa. Mesmo na TV, tente assistir a programas que não param no meio para mostrar as delícias que estão à venda...
4 Dizer não para uma atitude carinhosa é bem difícilDizer não para alguém que está lhe oferecendo um chocolate ou um irresistível pastel de queijo bem crocante, então... A orientação aqui é aprender a dizer não: com um sorriso simpático, com um gesto de apreço, com delicadeza. Seja rígido no seu não, mas sem perder a ternura.
5 A responsabilidade de sua gula é sua e só sua Se você se jogar, de cabeça, num bolo de nozes com chantilly, de quem será a culpa? De quem lhe deu o bolo? De quem o convidou para a festa? Esqueça, amigo. A responsabilidade de manter seu regime em qualquer situação é sua. Assuma-a.
6 Existem gulosos que, quando atacam a geladeira, comem até feijão gelado Que delícia, um bom prato de feijão gelado, sem gosto de nada... Não entre nessa. Na verdade, só vale a pena escapar da dieta diante de algo que nos dê um imenso prazer gustativo. Mesmo assim, com moderação. Um bombom. Saia da turma que engole uma caixa deles. Coma um só, mas curtindo...
7 Caso você não consiga sair do círculo vicioso Comer-muito-ficar-com-culpa-fazer-jejum-no-dia-seguinte vai demorar muito mais para atingir um ponto de estabilidade no peso, no cardápio e no regime. Portanto, essa é uma das primeiras condutas a ser focada. Equilíbrio acima de tudo. Jogue seu foco sobre ela e veja como vai lhe fazer bem!
8 Faz parte da conduta escapar do círculo vicioso citado no tópico anterior Quando a gente abre um saquinho de bolacha, de batata frita, de biscoitos ou de grãos (mesmo diet ou light) não é necessário detoná-lo até o fim. Vamos criar o hábito de comer 1/5 do saquinho e guardar o resto para o dia seguinte? Conseguir parar é sinal de que você está começando a vencer a gula. Nada de triturar o pacote inteiro, sem nem sentir o gosto do que come!
9 Veja alguns alimentos doces que você também pode ingerir, desde que queime 100 calorias a mais na esteira (considere essas 100 calorias além daquelas do seu exercício diário). Veja: 3 Bis (Lacta) ou 2 bolas (pequenas) de sorvete light de creme ou 4 biscoitos de aveia e mel ou 20 confetes de chocolate. Não é uma troca deliciosa?
10 Você conhece um ditado irônico que diz: "Quando eu sinto uma vontade louca de trabalhar eu sento um pouquinho e descanso umpouquinho, esperando a vontade passar"? Para o trabalho ele não é a melhor pedida, mas para a comida, sim. Aplique-o e veja como vai se dar bem! Quando estiver com uma vontade louca de comer, sente um pouquinho, ande um pouquinho, tome um banho, invente alguma coisa até a vontade passar...
11 Outra dica essencial é: coma devagar. Nunca ponha uma garfada de comida na boca sem antes ter engolido a anterior, depois de tê-la mastigado muito bem. Aliás, entre uma garfada e outra, descanse o talher no prato, olhe em volta, pense em outros assuntos. Só depois disso recomece a sessão. Devagar e sempre.
12 Terrível é a gente estar de dieta e andar pela casa cercado de delícias.Mesmo que more com muitas pessoas que não estão de regime, a ordem é não fazer estoques de atrações fatais: bombons, doces caseiros, balas, sucos, refrigerantes que não dietéticos. E, para quem não resiste a um salgadinho: que tal eliminar do ambiente aquele armário que está lotado de coisas para a visitas e que quem acaba atacando é você... Ou tranque-o com chave e entregue-a para alguém de confiança!
13 Não beba muito líquido até duas horas antes de ir para a cama Sabe por quê? Vamos falar em bom português: líquidos dão vontade de fazer xixi. E se ela for muito grande, o próprio cérebro nos avisa que precisamos despertar para satisfazer essa necessidade fisiológica. Acordando, no meio da noite, em que normalmente pensamos? Por isso, o melhor mesmo é não tomá-los e dormir a noite inteira, direto.
14 Horário. Tudo, na vida da gente, tem horário: trabalho, escola, missas ou cultos de outras religiões, cinema, teatro, lojas e shoppings (para abrir ou fechar). Por que razão é que teimamos em não estabelecer horários para as refeições e para os lanches entre elas? A postura recomendada aqui, portanto é: instituir horários para alimentar-se. Não coma nem antes, nem depois do horário: como se a comida fosse trabalho, ou lazer...
15 Veja aqui alguns valores que podem ajudar (e muito) na sua moderação Conheça aqui alguns alimentos que têm até 100 calorias, salgados. E prepare as pernas para fazer sua esteira até queimar essas mesmas 100 calorias. Ou seja, você vai pagar um bom imposto por ingerir esses extras. Veja o que pode degustar: 4 minipães de queijo ou 4 biscuits ou 10 biscoitos de polvilho salgado.
16 Olhe à sua volta: pense na sua idade, na sua saúde e até na sua aparênciaQuantas pessoas estão em melhor forma que você? Nada de inveja (que é um sentimento negativo). Mas não seria melhor que estivesse no mesmo grupo que elas? Você troca tudo isso (saúde, bem-estar, aparência) por um mergulho de cabeça numa tigela de doce de leite? Pense: essa troca está valendo a pena? Pense dez vezes antes de dar a próxima garfada naquela porção imensa de macarrão lotado de gordura, por favor!
17 Álcool só é bom para fazer andar o seu novo carro Esse combustível brasileiro que faz sucesso no mundo, não deve encher o tanque do seu corpo... Tudo bem, a caipirinha também é um sucesso no mundo (vá lá...) mas ninguém precisa tomar 20 por dia para ficar calibrado. No fim de semana, uma caipirinha, uma taça de vinho, uma latinha de cerveja, ok. Agora, abusar é sempre ruim. Muito aqui entre nós a lição de não exagerar serve também para tudo na vida. Quem trabalha muito, quem torce muito para um time (fanaticamente), quem reza demais ou quem faz muitaatividade física também não está vivendo em equilíbrio. No meio está a virtude, caro amigo. Gula, assim como excesso, é ruim em qualquer situação.
18 Uma pergunta antiga, mas perfeitaVocê come para viver ou vive para comer? Comer para viver é alimentar-se de maneira correta, para manter a saúde do corpo e da mente, o equilíbrio entre eles e ter a certeza de que não está prejudicando seu corpo, sua saúde e nem sua cabeça com isso. Agora, é necessário explicar o que é viver para comer? É terrível ter um único foco na vida: na comida, por exemplo. O ser humano só quer sair para almoçar, para jantar, para lanchar, enfim, para rechear o estômago. Ou só convida os amigos para ir a sua casa comer "um churrasquinho, uma pizza, uns sanduíches de metro..." A vida serve para muito mais do que isso.
19 Se é um guloso irremediável vai precisar verificar, no médico, se sua doença é hormonal Um endocrinologista vai lhe pedir todos os exames e resolver esse assunto com a sabedoria científica dele. Se o seu problema for de tireóide ou dos hormônios de qualquer outra glândula, ele saberá como resolver. Caso sua parte física esteja perfeita, está na hora de buscar novos caminhos para escapar do mal da gula.
20 No caso de sua gula ser um desvio comportamental, vai necessitar consultar um psicólogo e bater um bom papo com ele Esse profissional é quem vai decidir por onde começar e até onde chegar no seu tratamento antigula. Nada disso é ruim e muito menos humilhante. Saber buscar auxílio na hora certa é um comportamento louvável, que deve ser aplaudido por todos. E por você mesmo, já que está no caminho do equilíbrio, da saúde, da beleza e do bem-estar.
21 Pessoas obesas ou com sobrepeso têm uma doença curável E ter um mal curável é uma alegria imensa. Um pouco de auto-estima e de força de vontade e será plenamente saudável de novo. Não esqueça: existem pessoas com males que não podem ser trocados por saúde. Mas o seu problema, pode. Faça essa troca e seja feliz!
22 Por falar em exercícios: eles melhoram seu nível de gulaSabe por quê? Porque diminuem seu grau de ansiedade e isso se reflete imediatamente na comida. Quem pratica exercícios diariamente (ou, no mínimo, 3 vezes por semana) fica mais esperto, mais ágil, mais feliz e mais animado para tocar as coisas menos fáceis da vida. Quem faz atividade física todos os dias não precisa ficar compensando suas descompensações na alimentação...
http://www1.uol.com.br/cyberdiet/colunas/060807_nut_simb_22atitudes.htm
0 comentários:
Postar um comentário