Reguinha peso

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Estresse x Obesidade


Estresse x Obesidade
Estresse engorda, sim. Mas não é somente um reflexo psicológico de compensação oral, como se costumava dizer. Há um aumento de apetite, fruto de uma reação combinada de agentes químicos desencadeada pela tensão.
São neurotransmissores e hormônios que, além de aumentar a fome, provocam o acúmulo de gordura, principalmente nas regiões abdominal, do tronco e rosto.
De nada adianta também regimes malucos ou exercícios mal-feitos se você está insatisfeito com sua vida. A insatisfação e a infelicidade também dificultam o processo de emagrecimento, pois isto também gera estresse, mesmo que inconscientemente. Busque,primeiro, sua felicidade, seja no amor ou na vida profissional. Nem sempre um casamento que está se arrastando é a solução. A comodidade no trabalho ou na relação também prejudica nossa felicidade. Pense nisso, a vida é muito curta para não tentarmos ser felizes!
O estresse leva a hipófise (glândula de secreção situada no centro do cérebro) a produzir mais hormônio ACTH, por motivos ainda não muito bem-esclarecidos. Este estimula a glândula supra-renal a produzir mais cortisol (hormônio conhecido como cortisona natural).
O cortisol, quando em excesso, inibe a leptina, substância reguladora do apetite e que age no hipotálamo.
O cortisol permite também uma maior retenção de líquidos e maior síntese e acúmulo de gordura. Dessa forma, os dois fatores combinados - o apetite maior e o metabolismo propício ao acúmulo de gordura -levam à obesidade.
A adrenalina, também em altas taxas em situações de tensão, tem ação no sistema circulatório e acaba por alterar algumas funções metabólicas.
PSICOBESIDADE

1 comentários:

Anônimo disse...

Eu tenho certeza!
muito boa a matéria!
bjs

 
TOPO
Template By Belíssima Web