Reguinha peso

quinta-feira, 6 de dezembro de 2007



Ansiedade: ela novamente

Para a ansiedade ser classificada como patológica, existem alguns sintomas que são comuns:

Tremores;
Tensão muscular;
Inquietação;
Fadiga fácil;
Dificuldades em respirar;
Palpitações;
Transpiração ou arrepios de frio;
Boca seca;
Vertigens e enjôos;
Sensação de calor ou frio;
Micção freqüente;
Dificuldade em ingerir alimentos;
Nó na garganta;
Impaciência;
Agitação, nervosismo ou tensão interior;
Dificuldade em concentrar-se;
Esquecimento freqüente (brancos);
Perturbações no sono;
Irritabilidade.


Ter alguns dos sintomas descritos acima não denota um quadro patológico. É necessário o agrupamento da maior parte deles. Portanto, se definir como ansioso é precipitado e perigoso, pois a ansiedade, desde 1980, está catalogada como "doença" e é motivo de estudos por uma grande parte da comunidade científica. Recentemente o geneticista Xavier Estivill (Hospital Duran y Rynbalds, Barcelona, Espanha) descobriu que as perturbações de ansiedade surgem quando estão associadas a uma mutação no cromossomo 15, ou seja, existe um gene que é responsável também pela ansiedade. Entretanto esta responsabilidade não pode ser restrita ao genoma. O cérebro tem sua parcela.
Investigações recentes no campo da neurologia demonstraram que quando se está ansioso, o cérebro estimula o sistema nervoso, que por sua vez começa a liberar algumas substâncias como a noradrenalina, dopamina e adrenalina que, em parte, são responsáveis por sintomas desagradáveis, estranhos e muitas vezes sem nenhuma compreensão.

Como deu para perceber, a ansiedade é um tema extremamente complexo, muito rico em detalhes e que precisa ser exaustivamente explorado para que não seja confundido e, portanto, responsabilizado por algumas pequenas frustrações que a vida pode nos apresentar.

Critério, cautela, prudência e conhecimento são aspectos fundamentais para derrubar o mito ANSIEDADE X EMAGRECIMENTO.

Sempre valerá a pena saber um pouco mais...

0 comentários:

 
TOPO
Template By Belíssima Web