Reguinha peso

domingo, 4 de novembro de 2007

Artigo - PD - Tarefa 4ª Semana


A fome é inimiga do emagrecimento


A sensação de fome dificulta enormemente a manutenção da perda de peso e deve ser evitada durante o processo de reeducação alimentar. Compreender os mecanismos físicos e psicológicos que geram a fome pode ajudar a entender melhor as vantagens do emagrecimento proposto pelo Cyber Diet.

Afinal, o que é a fome? Ao contrário do que muitos pensam,a fome não é gerada no estômago e, sim, no cérebro. É o cérebro que dá ao indivíduo a sensação de fome e saciedade. É ele que nos informa a hora de comer e dele provém o controle sobre a digestão e absorção de alimentos pelo organismo.
O estômago vazio oferece ao cérebro alguns sinais que apontam a necessidade de se alimentar e imediatamente desencadeia-se o processo de busca pela comida.

Na prática, o que se percebe é o seguinte: cada vez que se pula uma refeição, um mecanismo psicológico de compensação é ativado e o cérebro acaba produzindo um impulso que impele o indivíduo a buscar grandes quantidades de alimento para compensar a falta sentida.
Do ponto de vista biológico, quando o organismo passa longos períodos sem alimento, a capacidade de absorção aumenta contribuindo, assim, para o ganho de peso. Além disto, após períodos de jejum, os freqüentes sinais de fome emitidos por diversas partes do organismo ativam o centro cerebral que demora mais a ser desativado, prolongando a sensação de fome e incentivando o consumo alimentar.
As explicações aqui apresentadas mostram que dietas radicais à base de jejum podem tornar mais sofrido o processo de emagrecimento e dificultar a manutenção da perda de peso.
Enganar o estômago pode até ser uma tarefa simples, mas enganar o cérebro e seus mecanismos de compensação é uma empreitada bem mais árdua. Assim, quando se deseja optar pelo emagrecimento seguido por saúde e bem–estar a reeducação alimentar é, sem sombras de dúvida, a proposta mais indicada por respeitar os mecanismos de funcionamento do corpo e da mente.

Coluna assinada por:Flávia Leão FernandesCRP 06/68043Psicóloga clínica, Mestre em Psicologia pela Universidade de Londres, Inglaterra e especialista em Psicologia Hospitalar com enfoque em obesidade. Consultório: (11) 5549-5270.
imprime_conteudo_base(4)

0 comentários:

 
TOPO
Template By Belíssima Web