Reguinha peso

quinta-feira, 13 de setembro de 2007


IOGURTE NATURAL →

feito em casa (ver receita a seguir), de maneira fácil, econômica e mais saudável – é considerado o “elixir da longa vida”, conforme pode ser constatado pelos povos longevos, que o consomem rotineira e continuadamente.

COMO SE DEVE ADOÇAR O IOGURTE ?

Quem não suportar o paladar natural, deve usar uma das seguintes alternativas para adoçar: - mel de boa qualidade e de procedência confiável; - rapadura ralada ou moída; - melado de cana; - açúcar mascavo ou demerara; - adoçante escolhido dentre os que foram citados aqui, em matéria anterior. Jamais deve ser usado o açúcar refinado ou similar, pois, em linguagem bem simples, iriam “alimentar” as bactérias, além de acrescentar mais calorias.

QUAL O MELHOR TIPO ?

Quem não quiser ter trabalho para preparar, preferindo os iogurtes já prontos, industrializados, escolha os que incluem pedaços de frutas ou cereais na sua composição, evitando os que têm, apenas, “aroma” de frutas.

O QUE OCORRE QUANDO INGERIMOS IOGURTE ?

A ação das bactérias Streptococcus thermophilus e Lactobacillus bulgaricus, presentes no iogurte, transformam a lactose (o açúcar do leite) em ácido lático, que coalha o leite parcialmente, impedindo o desenvolvimento de bactérias perigosas nos intestinos, o que previne infecções.

QUAL O VALOR NUTRITIVO DO IOGURTE ?

- É rico em proteínas; - cálcio; - vitaminas do complexo B; - vitaminas A e D; - minerais (potássio, fósforo, magnésio e outros); - gorduras (dependendo do leite utilizado).

QUAL O SEU VALOR ENERGÉTICO ?

Comparado aos outros derivados do leite, tais como a manteiga, queijos, etc., mesmo os iogurtes considerados gordos, têm poucas calorias. Em média, em cada 100 gramas, podemos ter: - iogurte magro = 42 kcal; - gordo = 70 kcal, evidentemente, considerando os não-açucarados.

COMO PREPARAR O IOGURTE EM CASA ?

Ingredientes: - 1 litro de leite comum; - 1 copo de iogurte natural
Modo de preparo: - ferver o leite; - deixar arrefecer até o ponto em que a temperatura seja tolerável, ao se colocar algumas gotas na parte interna do pulso ou na palma da mão; - após misturar bem o iogurte no copo, despejá-lo no leite, que deverá estar numa vasilha funda de vidro, tipo “pyrex”; - mexer bem; - tampar hermeticamente e embrulhar essa vasilha num pano grosso; - deixar, pelo menos, oito horas, dependendo da temperatura ambiente: se estiver muito frio, embrulhe mais ainda, para aquecê-lo melhor; se estiver fazendo muito calor, basta um simples pano; o tempo poderá ser menor, pois a temperatura alta acelera a fermentação. Ao observar que já aconteceu essa fermentação, escorra o soro que fica na superfície e, imediatamente, retire uma porção correspondente àquele copo de iogurte que foi misturado, para ser usado no próximo preparo, não precisando, portanto, comprar outro copo de iogurte natural, a não ser quando perceber que está na hora de reforçá-lo, o que se dá, em média, de 15 em 15 dias. Coloque o restante da vasilha em vidros de boca larga e conserve na geladeira, servindo-se gradativamente dele, não se esquecendo de agitar esse vidro, quando for utilizar o iogurte nele contido, para mantê-lo homogêneo.


0 comentários:

 
TOPO
Template By Belíssima Web