Reguinha peso

quinta-feira, 13 de setembro de 2007



Barrinhas de saúde...


Procurando versatilidade? Que tal uma barrinha de cereais? Elas são nutritivas, ricas em fibras e satisfazem aquela vontade de comer um docinho no meio do dia, sem que você consuma muitas calorias e coloque o seu plano de emagrecimento a perder!


Parece mesmo que as barrinhas chegaram para ficar, pois elas já ganharam espaço na alimentação de crianças, adolescentes e adultos, por isso, nada mais justo do que prestigiar as qualidades nutricionais deste alimento.


O que contam sobre as barrinhas...



Há relatos de que as 'barras de cereal' foram descobertas por um navegador, na Polinésia, em 1985, e depois elas passaram a ser produzidas em maior escala, com o objetivo de alimentar os viajantes, durante as trajetórias em alto mar, por serem práticas e de fácil conservação. Já no
mercado brasileiro, este produto existe desde meados dos anos 90. Se a história aconteceu exatamente desta maneira, não importa, pois o fato é que as barrinhas estão dominando cada vez mais as prateleiras dos supermercados.


Vantagens nutricionais dos cereais em barra

Os cereais são alimentos ricos em carboidrato, um nutriente muito importante e necessário na alimentação, por ser fornecedor de energia para as suas necessidades físicas e mentais diárias. Alguns exemplos de cereais são: aveia, arroz, milho, centeio, trigo e cevada.
As barrinhas contêm cereais integrais, ou seja, grãos cuja estrutura não foi alterada pela refinação, assim, eles mantêm a integridade de seus nutrientes (fibras, vitaminas e minerais), ao contrário do que acontece com alguns alimentos refinados, como, farinha de trigo, açúcar refinado e fubá de milho, durante os processos industriais de fabricação.


Faça a escolha certa!


Os sabores das barrinhas são muito variados, sendo os principais ingredientes, as frutas desidratadas e cristalizadas (ameixa preta, damasco, pêra, maçã, mamão, coco e banana) e os cereais integrais (flocos de arroz tostados, flocos de aveia). Além de aumentar a sensação de saciedade, que reduz a tentação de beliscar guloseimas durante o dia, as fibras contidas nos cereais integrais destes alimentos aumentam o fluxo intestinal e fazem com que o seu intestino funcione regularmente.
Uma 'barrinha de cereal' pode ser consumida como sobremesa, antes de você ir à academia para malhar ou como um lanche, quando a fome aperta nos intervalos das refeições. Mas, qual a melhor opção? As barras que contêm apenas cereais e frutas são as mais indicadas, pois os ingredientes são menos calóricos e o teor de fibras é maior do que opções com chocolate e castanhas, por exemplo, que têm maior quantidade de gorduras na composição.
A fim de agradar todos os tipos de paladar, até barrinhas de cereais salgadas já existem no mercado, que contêm como ingredientes: castanha de caju torrada, soja granulada, molho de soja e gergelim tostado. Se você está mesmo preocupado em controlar a quantidade de energia proveniente dos alimentos, opte por barrinhas de cereais light ou diet, que fornecem bem menos calorias que as barrinhas convencionais, além de serem muito saborosas.





0 comentários:

 
TOPO
Template By Belíssima Web