Reguinha peso

sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Chega de Desculpas


“Noventa e nove por cento das falhas são cometidas por pessoas que tem o hábito de arrumar desculpas.”George W. Carver (1864-1943)

Não foi minha culpa, foi?” Esta é a frase repetida freqüentemente por muitas pessoas. Sempre ouvimos ou falamos esta mesma coisa. Os acontecimentos infelizes, os relacionamentos problemáticos e os desafios diários que surgem em nosso caminho não podem ser, todos, culpa nossa. Normalmente, é o outro sujeito ou circunstância que deve levar a culpa.
George Washington Carver disse: “Noventa e nove por cento das falhas são cometidas por pessoas que têm o hábito de arrumar desculpas”. Carver estava familiarizado com a adversidade e poderia ter arrumado uma série de desculpas para não ser bem-sucedido.
Mas não foi isso o que aconteceu. Apesar de ter nascido como escravo, ele se colocou acima das circunstâncias. Diplomou-se em agricultura, concluiu um mestrado na Faculdade Estadual de Iowa e dedicou-se a ensinar trabalhadores rurais negros.
Carver desenvolveu um programa de extensão no Instituto Tuskegee, no estado do Alabama, para levar à sala de aula do povo do sul, ensinamentos sobre técnicas agrícolas e economia doméstica. Sua pesquisa resultou no desenvolvimento de centenas de produtos oriundos das colheitas de amendoim e batata doce. Ele fez tudo isso apesar da limitação de recursos e de oportunidades devido à segregação racial. Carver alcançou a excelência nos campos onde a maioria somente encontraria desculpas.
“Assumir responsabilidade significa abrir mão de seu “direito” de culpar os outros”
Pessoas mal sucedidas sempre encontram razões para o seu fracasso. Mas as pessoas bem sucedidas não arrumam desculpas, mesmo quando elas são justificáveis. Sem se importar com as circunstâncias, elas extraem o melhor de todas as coisas e continuam seguindo em frente. É isto que significa assumir responsabilidade.
A responsabilidade sempre diz respeito ao presente, nunca ao passado. Ela não torna ninguém errado ou fracassado e não envolve a manipulação. Em qualquer situação de nossas vidas, assumir a responsabilidade significa interpretar as coisas como um mero acontecimento, em oposição à idéia de que elas ocorrem especificamente para nós. Ter responsabilidade implica em você ser o projetista e o construtor de quem você é, o que você tem e o que você faz. Como isso é uma criação sua, você tem de mudá-la se o que vir ao seu redor não for de seu agrado.Assumir responsabilidade significa abrir mão de seu “direito” de culpar os outros.
Assuma responsabilidade por tudo em sua vida, faça um compromisso de mudar hoje. Trocar as desculpas pela excelência, abre portas para as demais trocas positivas que você precisa fazer para ser bem sucedido.

Data de publicação: 23/04/2007

Coluna assinada por:Daniel C. LuzAutor dos livros Insight1 e Insight2 DVS Editora

0 comentários:

 
TOPO
Template By Belíssima Web