Reguinha peso

quarta-feira, 25 de março de 2009

Antes que chegue.....a TPM!!!

Olá Divas e Divos!!!
Este mês resolvi fazer diferente, todo mês é a mesma coisa, fico triste, inchada, me sinto muito mal, a pior criatura que existe, como se tudo estivesse errado, que ninguém gosta de mim, vontade de chorar, dor no corpo, cansaço, angustia sem fim, raiva, nervosismo....emfim, sai de mim a Bianca alegre, cheia de força, esperançosa, lutadora e a Bianca TPM se encosta, e eu esqueço que é ela, quero fugir, quero sair da comunidade, se chego no blog e não tem comentário, penso só o meu ninguém visita, olha o fim.
Mas este mês estou escrevendo este post, porque vi pelos meus anticoncepcionais (Yasmin-diz que dá menos sintomas da TPM-mentiraaaa, só tem preço, quase R$50,00) que ela deve chegar, e não quero ficar pensando que está tudo acabado, e qdo me sentir assim, venho aqui no blog e na comu e leio esse post e lembro-me que é ela, essa falsa, dissimulada, encrenqueira, xô maldita, esse corpo não te pertence mais kkkk.
Bom aqui está e só para lembrar eu vou conseguir, são só uns 10 dias, que parecem não ter fim, e no findar destes dias ela vai mas eu fico e com certeza mais Diva do que nunca.
Sabe amiga talvez vc também sente que a TPM de detona, lembre sempre que é ela e relaxe, não exija tanto de si, lembre que os homens muitas vezes tem TPM o mês todo, vá mais devagar, d~e uma reduzida a seu favor, deu vontade de doce come um pedaço, beba chás calmantes e diuréticos, coma coisas leves, relaxe, faça um passeio, enfim planeje para estes dias fazer algo por vc, não adianta fugir, conscientize-se que vc tem e está com a TPM e tudo não está tão errado, que são só uns dias que seus pensamentos tem interferência, nada que vá acabar com sua vida, sua família, trabalho, seu corpo ou com sua RA.
Isso mesmo apartir de hoje minhas TPM's serão diferentes, ficarei na minha e me darei mais atenção, farei coisas que gosto e que me agradam, afinal nesses dias estarei mais fragil, por isso darei a mim mesma mais atenção e não me cobrarei tanto.
Numa batalha a gente vence o inimigo qdo conhece a estratégia dele, assim será na minha guerra com a TPM, já descobri, estou ciente do que ela faz comigo en tão a atacarei de tal forma que ela não me atinja com tanta agressividade, pois qdo ela chegar encontrara uma Bianca preparada.
Não prometo muitos post, comentários ou humor, mas prometo que não me culparei e nem acharei que é o fim e nem desistir.
Divas qdo esses dias passarem eu voltarei e contarei a vocês o resultado da minha TPM.
******************
SINTOMAS DA TPM

1) Depressão, sentimento de desesperança, pensamentos auto-depreciativos;
2)Ansiedade, tensão, nervosismo, excitação;
3)fraqueza afetiva, tristeza repentina, choro fácil, sentimento de rejeição;
4)raiva ou irritabilidade persistente, aumento dos conflitos interpessoais;
5)diminuição do interesse pelas atividades habituais;
6)sensação de dificuldade de concentração;
7)cansaço, fadiga fácil, falta de energia;
8)acentuada alteração do apetite;
9)distúrbios do sono;
10)sensação de estar fora do próprio controle;
11)inchaço e/ou sensibilidade mamária aumentada;
12)dor de cabeça;
13)dores musculares;
14)ganho de peso ou sensação de inchaço;
No entanto para ser considerada doença, e portanto sujeita a tratamento, é importante que estes sintomas de fato interfiram nas atividades habituais da mulher e que os mesmos ocorram na fase pré menstrual e não em todo o ciclo.
*******************
Causas da TPM

Muitas hipóteses tem sido feitas a respeito das causas desta doença mas, atualmente, o que parece prevalecer é que sejam influências hormonais normais do ciclo menstrual que interfiram no sistema nervoso central.
Parece haver uma íntima relação entre os hormônios sexuais femininos, as endorfinas (substâncias naturais ligadas a sensação de prazer) e os neurotransmissores tais como a serotonina.
É importante ressaltar que esta síndrome acompanha a ovulação normal da mulher.
*******************
TPM: verdades e mentiras
1. Ficar mais sensível ou irritada e culpar a TPM é mera desculpa.
Depende. A TPM existe e tem, até hoje, causa desconhecida. A maior parte das mulheres afetadas pela tensão pré-menstrual sofre do problema em grau leve (quase imperceptível) e moderado (com alguns sintomas incômodos). A minoria apresenta o grau severo. Nesses casos, é preciso ajuda psiquiátrica. Há cerca de 180 sintomas relacionados à TPM. Ela caracteriza-se pela soma de alguns deles, que surgem entre sete e dez dias antes da menstruação e repetem-se por três meses seguidos. Caso isso não aconteça, pode ser desculpa feminina.
2. Só a irritabilidade e o inchaço já configuram a TPM.
Verdade. Se esses sintomas aparecerem juntos entre sete e dez dias antes da menstruação, podem caracterizar a TPM. Mas, isoladamente, eles podem não ter relação nenhuma com ela.

3. Só mulheres com mais de 30 anos sofrem com a TPM.
Mentira. A TPM pode se manifestar em mulheres de qualquer idade. É mais comum que apareça um ou dois anos após a primeira menstruação. Mas é importante não confundir aquela irritabilidade típica das adolescentes com TPM. É menos comum mulheres com mais de 35 anos apresentarem um quadro de TPM.
4. A TPM é um quadro que só afeta o humor.
Mentira. Alterações de humor são uma das características da TPM. Mas também são alterados o apetite, a fisiologia intestinal, podem ocorrer gases, dor de cabeça, alteração do sono, alteração nas mamas, dor e inchaço, entre outras coisas.
5. Há mulheres que ficam com o comportamento tão alterado que tornam-se violentas.
Verdade. A mulher que apresenta o quadro severo da tensão pré-menstrual pode ficar mais agressiva. Mas isso não é muito comum.
6. Exercício físico agrava os sintomas da TPM.
Mentira. Qualquer exercício físico, como ginástica, esporte ou até relaxamento, melhora os sintomas. Isso porque a prática esportiva libera endorfina, substância que dá sensação de bem-estar. O exercício é indicado.
7. A alimentação não contribui para manifestação dos sintomas.
Mentira. Os médicos orientam a mulher com TPM a evitar certos tipos de alimento, como chocolates e comidas gordurosas, bebidas como café, chá preto e chá mate. O sal também deve ser cortado, para não propiciar retenção de líquido e inchaço.
8. TPM e síndrome pré-menstrual são a mesma coisa.
Verdade. Na realidade, o termo correto é síndrome pré-menstrual, ou SPM, já que é caracterizada por uma série de sintomas juntos. Mas o termo TPM foi o que se popularizou.
9. Não há tratamento para a TPM.
Mentira. Há tratamentos com diuréticos e vitaminas, mas pesquisas mostram que cada caso é um caso. Foi comprovado que os placebos (medicação sem princípio ativo, portanto sem finalidade) melhoram os sintomas em 30% a 40% das mulheres. Apenas 2,5% das mulheres têm, porém, TPM em nível severo, que merece mais cuidado.
10. Mulheres na TPM podem ter desejos de comer frutas exóticas.
Verdade. Algumas mulheres podem ter desejos de comer determinados alimentos que não incluem normalmente em sua dieta diária.
11. Medicamentos fitoterápicos e vitaminas não funcionam.
Não se sabe. Assim como há mulheres que vêem seus sintomas diminuírem ao tomar anticoncepcional, há também as que têm o quadro alterado com o tratamento à base de fitoterápicos e de vitaminas. Depende do organismo de cada mulher.
12. Pode-se tomar diuréticos sem acompanhamento médico.
Mentira. Não se deve tomar nem aspirina sem acompanhamento médico.
13. As causas da TPM podem ser apenas de fundo psicológico.
Verdade. Normalmente, essa é a principal causa da TPM. Mas, como ainda não se desvendou o mistério, não se pode ser categórico nessa afirmação. Causas fisiológicas, como as hormonais, também provocam TPM.
14. A mulher na TPM pode engordar até 1 quilo.
Verdade. Se a mulher tem propensão a reter líquidos e ingere sal demais no período antes da menstruação, pode aumentar seu peso entre 500 gramas e 1 quilo em função do inchaço.
15. A gravidez faz com que os sintomas de TPM desapareçam.
Verdade. Como há a ausência de menstruação, a mulher não tem TPM.
16. Não há relação entre depressão pós-parto e TPM.
Verdade. Depressão pós-parto não tem relação direta com a TPM. O que pode acontecer é a mulher ter algum problema psiquiátrico que se manifesta no período de TPM e que pode voltar no período pós-parto.
17. Vida sexual intensa atenua a tensão pré-menstrual.
Verdade. Ter vida sexual intensa significa ter atividade física intensa. E o exercício libera endorfina, que dá sensação de bem-estar.
18. Mulheres em período de TPM são mais propensas a usar drogas.
Verdade. Mulheres com problemas emocionais podem recorrer a drogas e álcool para diminuir suas carências.
19. Mulheres depressivas são mais suscetíveis à TPM.
Verdade. Quem já tem um quadro depressivo pode piorar nessa fase.
20. Algumas mulheres têm alterações na pele no período que antecede a menstruação.
Verdade. Não é o sintoma mais comum entre as mulheres, mas é possível que isso ocorra.
Consultoria: Mauro Abi Haiddar, chefe do setor de ginecologia endócrina e climatério da Unifesp (Universidade Federal do Estado de São Paulo).
Fonte: Revista Criativa

4 comentários:

Fênix disse...

Oi amiga! Ótimo Post, pelo menos a gente conhecendo um pouco mais sobre a bendita, talvez minimize o estrago. rsrsrsrsrs
Bjks minha lindinha.

Anônimo disse...

Muito legal esse post, esclarecedor!
Eu sofro dessa maledita!

Lindona tenha uma ótima quinta-feira!

Ah! Tem mais selinho pra vc no meu blog!

Bjocas
Daiene

Raquelzinha disse...

Oi Bia!!!
nossa este post é muito bom, esclareceu bastante coisa, eu infelizmente tbm sofro com essa "abençoada", mas ainda bem que a minha é apenas nos 7 dias antes da monstra vir...rsrsrsrs...
mas enfim se vc sentir que a TPM ta muito forte, não esqueça que estamos aqui pra te ajudar e te dar palavras que te confortem, pois entendemos como é terrivel esse periodo...arg!
mas enfim tenha um dia maravilhoso, que Deus continue a te dar forças e te fazer essa mulher tão maravilhosa que vc é...
bjinhus e twnha uma otima quinta...

Sabrina Mix disse...

Oi, Bianca!

Minha colega usava aqueles implantes de hormônio e disse que os sintomas da TPM sumiram por completo. Talvez seja o caso de você pesquisar um para si.

Se tiver plano de saúde, melhor ainda. Agora está saindo uma lei que obriga os planos a cubrirem as despesas de planejamento familiar e os implantes de hormônio estão entre essas despesas.

Beijos e sucesso!!!

 
TOPO
Template By Belíssima Web