Reguinha peso

quarta-feira, 5 de dezembro de 2007


Antes tarde do que nunca

Com o verão batendo à porta do nosso continente a busca para emagrecer se torna mais imprescindível. Durante uma boa parte do ano este projeto foi protelado, postergado e desculpado. Mas o calor está aí e as roupas começam a diminuir, não há mais desculpas e justificativas. Então, mãos a obra!

Diante do necessário e inevitável, um planejamento alimentar será muito bem-vindo e para que ele não se torne a mesmice e chatice de sempre que tal mudar tudo? Mudar não apenas o que vai comer, mas mudar, principalmente, a forma de pensar e agir.A proposta para emagrecer é simples, mas tem que haver uma revolução de ousadia e amplitude do que realmente se quer. Diante deste novo, velho e promissor momento de vida, eis alguns fundamentos básicos para que seja um grande sucesso:1 - Não existe mágica para

emagrecer. É preciso disciplina, determinação e paciência.
2 - Encare o programa como uma alimentação saudável e geradora de prazer e não como um castigo.
3 - Alimente-se com calma, sem pressa.
4 - Mastigue os alimentos muito bem. Saboreie sua refeição.
5 - Todo doce, como sobremesa, pode ser dispensável.
6 - Se estiver nervoso, cansado, agitado espere um momento menos tenso para se alimentar. Ficará com mais raiva ainda se vier a se alimentar sob estas circunstâncias...
7 - Evite ler ou ver televisão enquanto se alimenta. Faça deste momento um ritual de galanteios e etiquetas sociais para você mesmo.
8 - Siga os horários pré-estabelecidos para se alimentar.
9 - Concentre-se naquilo que come. Aprecie o sabor, o aroma e a textura dos alimentos.
10 - Emoção e comida andam juntas. Aprenda a relaxar antes das refeições.
11- Evite comer sempre os mesmos alimentos da dieta. Você enjoará rapidamente e poderá desistir no meio do caminho.
12 - Coma a quantidade indicada. Se comer menos da quantidade indicada poderá ficar com fome e sua vida se tornará um tormento, fazendo com que venha a pensar em desistir da reeducação alimentar.
13 - Cuidado com as palavras POUQUINHO, PEDACINHO, GOLINHO, MORDIDINHA, LAMBIDINHA e SÓ HOJE. Elas podem desmoronar qualquer proposta...
14 - Quando for ao supermercado procure ir de "barriga cheia" e feliz!
15 - Cuidado com a ANSIEDADE. Ela é a maior responsável por possíveis insucessos dos programas. Aprenda a identificá-la e controlá-la. Se possível, leia as matérias que escrevo para o Cyber Diet sobre este tema.
16 - Não tenha receio de pôr em prática estas dicas e o mais rápido possível.

Data de publicação: 04/10/2002

Coluna assinada por:Flávia Leão FernandesCRP 06/68043Psicóloga clínica, Mestre em Psicologia pela Universidade de Londres, Inglaterra e especialista em Psicologia Hospitalar com enfoque em obesidade.

0 comentários:

 
TOPO
Template By Belíssima Web