Reguinha peso

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Educação Nutricional ensina a comer bem

Educação: palavra pequena com grandes significados. Segundo o dicionário Houaiss da língua portuguesa, a palavra educação significa o ato ou processo de educar, qualquer estágio desse processo

Para Paulo Freire é algo mais. O conhecimento é construído de forma integradora e interativa. Não é algo pronto a ser apenas "apropriado" ou "socializado", que tem necessidade da memorização. Conhecer é descobrir e construir e não copiar.A educação é muito mais do que instrução, é um processo que deve ser criado entre educador e educando, tendo como objetivo a construção do conhecimento, seja ele qual for, sobre português, matemática, história e porque não, nutrição.
Para que cada um entenda e adquira bons hábitos alimentares e os transmita aos seus amigos, familiares, conhecidos, é necessário que a pessoa participe realmente do processo. Ela deve querer conhecer os alimentos, suas funções no corpo, sua importância para então entender o porque desses alimentos serem tão incentivados.

Além disso, a alimentação não deve ser imposta como um cardápio fixo e sem alterações. A alimentação deve ser o conjunto bem organizado de alimentos saudáveis, alimentos que dão prazer, alimentos que estão culturalmente ligados ao indivíduo, como por exemplo aquele bolo feito pela avó desde criança, tudo isso com o equilíbrio necessário e claro, com muito bom senso.
A reeducação alimentar ou mais atualmente chamada de educação alimentar tem como objetivo construir com o indivíduo uma alimentação saudável, sem deixar de incluir o que faz parte da cultura dele.
Educação alimentar ao invés de reeducação alimentar, porque o primeiro termo é mais constante, não derruba o que é feito pelo indivíduo, apenas modifica algumas atitudes e valorizam outras.
Se você está desestimulado, sem forças nem vontade para mudar seu hábito alimentar, pense duas vezes.
Por que apostar no tudo ou nada quando se trata de alimentação?
Se você comeu um bombom a mais, tudo bem.
Isso não é motivo para se sentir uma pessoa fracassada.
Mudar hábitos não é tarefa fácil, mas bem possível.
Deve ser entendida como um processo, um processo de educação.
Com erros, acertos, novos erros e novos acertos, em busca da saúde do corpo e da mente, sem neuras e sem culpas sobre o que se come, apostando no bem-estar e prazer.


Fonte:GADOTTI, Moacir. Lições de Paulo Freire. Rev. Fac. Educ. v. 23 n. 1-2 São Paulo Jan./Dez. 1997, disponível aqui.

Data de publicação: 20/08/2007




0 comentários:

 
TOPO
Template By Belíssima Web