Reguinha peso

segunda-feira, 17 de setembro de 2007


Conheça suas emoções e seja feliz!


Sentimento de culpa, inferioridade, remorso, vergonha ou humilhação podem surgir quando o comportamento da pessoa não corresponde a sua própria expectativa

É necessário reconhecer os desejos, respeitar os valores, usar a própria capacidade e aproveitar as oportunidades para tomar decisões e depois executá-las. Porém esse padrão somente será eficaz se tiver real significado para a vida e gerar bem-estar. Para administrar a vida é necessário perseverar e desenvolver os recursos pessoais. Esses recursos dependem em grande parte de controle emocional. O comportamento desempenha um papel importante para o alcance de objetivos e para encontrar um sentido para a vida.É importante que a força para as

realizações venha de dentro da pessoa. Essa força pode receber vários nomes, como dedicação,
autocontrole, autodisciplina e inteligência emocional. O autocontrole é fruto da experiência pessoal e consiste em aprender a regular as próprias respostas para satisfazer às necessidades pessoais, considerando princípios e valores nas mais variadas situações.



Exemplo: diante da necessidade de perseverar para atingir uma meta, a pessoa persiste ou desiste; diante de um bolo e de uma fruta, ela come o bolo ou a fruta; diante da necessidade de estudar para uma prova, ela estuda ou vai ver TV. É preciso compreender que existe o desejo e o dever. É necessário equilíbrio para distinguir entre eles e agir com determinação e força de vontade para conquistar a qualidade de vida almejada.Quando fatores externos exercem extrema influência sobre as ações do indivíduo, fica mais difícil perceber a conexão entre o seu comportamento e os resultados obtidos. Normalmente os resultados são atribuídos à sorte, ao destino ou ao ambiente social. O ajustamento produtivo à vida é mais difícil quando não se reconhecem as conseqüências do próprio comportamento.Existem muitas pesquisas sobre controle da ingestão de alimentos, parar de fumar, alcoolismo, combate ao preconceito, relacionamento interpessoal, prática sexual segura e muitas outras áreas. Todas procuram apontar o melhor caminho a seguir. Entretanto não basta só tomar conhecimento, é necessário acreditar e incorporar a informação para que ela possa dar origem a ações eficazes e duradouras.Para conseguir o autocontrole é necessário crer no próprio potencial e no poder da vontade para atingir os objetivos. Essa é a motivação para alcançar melhor qualidade de vida, sempre respeitando as próprias emoções. Quando a pessoa se esforça para atingir os seus objetivos, a vida adquire mais sentido.

Data de publicação: 23/07/2007

Coluna assinada por:Flávia Leão FernandesCRP 06/68043Psicóloga clínica, Mestre em Psicologia pela Universidade de Londres, Inglaterra e especialista em Psicologia Hospitalar com enfoque em obesidade.

2 comentários:

Vou Emagrecer disse...

Seu blog tá lindo!!!!!
Perto do seu, o meu parece um patinho feio... ah, acertei as fotos, tá?
Passa lá pra ver...
Bjos

Cátia

http://www.priemforma.com disse...

Oi Bianca! Adorei a matéria! e a sua sobrinha é muito linda hein?!
bjão!!!!

 
TOPO
Template By Belíssima Web